Folha Informativa nº 4 | 2021

Dieta Mediterrânica logo Municipio tavira logo Rede Rural logo PDR logo Portugal 2020 logo União Europeia logo
Territorial MED

Lisboa e Vale do Tejo inicia debate sobre estratégia regional para a salvaguarda da Dieta Mediterrânica

AEm resposta a um desafio do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica, diversas organizações locais e regionais de Lisboa e Vale do Tejo reuniram-se com o objetivo de iniciar o debate para a elaboração de uma estratégia de salvaguarda e valorização da Dieta Mediterrânica (DM) nesta Região.

Saber+

O Projeto Prato Certo adapta a sua estratégia de comunicação

Na impossibilidade de percorrer a região com a sua Unidade Móvel de Educação Alimentar, o projeto Prato Certo adaptou a sua estratégia de comunicação, e leva diretamente às casas e instituições a mensagem de que a alimentação é deliciosa, saudável e económica, seguindo os princípios do Estilo de Vida Mediterrânico, através de novas ferramentas digitais.

Saber+
Prato Certo
CM Alvaiazere

ALVAIÁZERE CAPITAL DO CHÍCHARO | Promover os recursos endógenos em tempo de pandemia

NO Município de Alvaiázere alicerçou a sua estratégia de promoção territorial no chícharo, leguminosa icónica da gastronomia local. A sua maior montra é o “Alvaiázere Capital do Chícharo”, certame que, pelo atual contexto pandémico, não se pôde realizar. Impôs-se inovar e fazer diferente…!

Saber+

Centro de Competências para a Dieta Mediterrânia inicia edição de Revista

“Paisagens Alimentares Mediterrânicas” é o tema do primeiro número da revista do Centro de Competências para a Dieta mediterrânica. A revista é de âmbito nacional, com edição on-line e pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a Dieta Mediterrânica (DM) e dar visibilidade a projetos e iniciativas relevantes ou inovadoras no âmbito da salvaguarda e valorização da DM.

Saber+
Revista CCDM
Amar a Terra

Preservar e promover as variedades tradicionais de fruteiras algarvias

O Projeto “Caracterização e Melhoramento de Fruteiras Tradicionais”, vem dar continuidade ao trabalho de prospeção, recolha, conservação e início da caracterização de variedades tradicionais de fruteiras algarvias que a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve tem desenvolvido nos últimos anos.

Saber+

DIETA MEDITERRÂNICA é DIETA “ZERO DESPERDÍCIO”

Urge alterar os atuais padrões de produção e consumo alimentares inequivocamente relacionados como desastre climático que vivemos. A Dieta mediterrânica é uma reconhecida boa prática de sustentabilidade e como tal deve ser promovida e adotada por todos.

Saber+
Zero Desperdício
Turismo de Portugal

Frugalidade na salvaguarda da Dieta Mediterrânica

A abordagem direta ao termo frugalidade pretende esclarecer de forma simples a necessidade de consumir com conta, peso e medida, num equilíbrio constante entre necessidade e capacidade de produção de forma natural, respeitando os ciclos de produção e considerando circuitos curtos de comercialização.

Saber+