Folha Informativa nº 6 | 2021
O 1º Congresso da Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica – RIESDM 2021- vai realizar-se, em formato digital, nos dias 1 e 2 de julho de 2021. Este congresso é uma organização conjunta com o Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e enquadra-se no âmbito do projeto “Salvaguarda da Dieta Mediterrânica para a promoção de um estilo de vida saudável e modelo de sociedade sustentável”.
Saber+Preparar a retoma com a Dieta Mediterrânica e a comunidade de empresas e entidades unidas pela valorização económica e cultural deste estilo de vida milenar, património cultural imaterial da humanidade.
Saber+Estão de parabéns os azeites portugueses, que brilharam nas Categorias de Frutado Maduro e Frutado Verde Ligeiro, tendo obtido 2 Medalhas de Ouro, 2 Medalhas de Prata e 1 Medalha de Bronze, e ainda 4 das 6 Menções Honrosas possíveis.
Saber+Com o intuito de salvaguardar, promover e valorizar a Dieta Mediterrânica enquanto Património Cultural Imaterial da UNESCO, assim como o estilo de vida saudável, o Município de Tavira, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Algarve III – Sotavento, o Centro de Saúde de Tavira, a Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e a Associação Internacional de Paremiologia, criou a edição “Alimentos do Mês”.
Saber+Este projeto tem como objetivo implementar uma Acão de Capacitação para Construção de Sistemas Alimentares Locais. Desta forma os participantes vão estar aptos a montar o abastecimento de cantinas públicas com produtos locais e sazonais provenientes de explorações agrícolas de pequena e média dimensão, com diversidade de produção de hortícolas e frutícolas, de base familiar.
Saber+A salvaguarda e valorização da DM é a principal missão do Centro de Competências da Dieta Mediterrânica, constituído em 2018. Nesse sentido, desde o ano passado, um conjunto alargado de organizações públicas e privadas com intervenção em diferentes áreas temáticas associadas à DM, têm desenvolvido um trabalho de debate e de definição de prioridades de intervenção articulada a desenvolver nas diferentes regiões.
Saber+Com a parceria estabelecida com o IPMA e a EHTA, surgiu a oportunidade de trabalhar e transformar a corvina de aquacultura em produtos gastronómicos inovadores e sustentáveis, as “Pescaliças”, um enchido confecionado à base de corvina.
Saber+